Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para que mais escolas possam ser beneficiadas pelo programa Mais Educação, ofertando jornada ampliada, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a adesão ao programa. As unidades escolares de todo o Brasil têm, agora, até o dia 30 de março para preencherem o cadastro junto ao MEC.

Este ano, mais 147 escolas do Tocantins foram selecionadas pelo MEC, mas 30 delas ainda não concluíram o preenchimento do cadastro, impossibilitando a confirmação da adesão. As unidades de ensino que já estavam no programa em 2011 também devem informar o número de alunos a serem atendidos e escolher as atividades a serem desenvolvidas. As que atendem alunos do Programa Pioneiros Mirins também devem fazer o cadastro de todos os estudantes participantes do projeto.

As escolas que participam do Mais Educação recebem recursos do Governo Federal para o pagamento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades ofertadas, que são optativas e desenvolvidas no contra turno das aulas. No ato do cadastramento a unidade de ensino pode escolher as ações a serem executadas em macrocampos, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

O Programa visa promover atividades para melhoria do ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), onde se destaca o Índice de Efeito Escola, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante.

Mais vagas para o Tocantins

No ano passado, foram atendidas pelo programa 93 escolas em todo o Estado. Em 2012, além das 147, há ainda a possibilidade para que outras 75 unidades de ensino possam participar dele. “Geralmente, as indicações são do MEC, baseadas em critérios como o Ideb, mas, este ano, além das que já foram pré-selecionadas, a Seduc recebeu a solicitação do MEC para que possamos sugerir mais 75 escolas”, conta Luziane Pereira Castro, técnica do programa Mais Educação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Se todas as indicações forem aceitas, o Tocantins terá em 2012 cerca de 300 unidades, oferecendo a jornada escolar ampliada através do programa. Outra novidade este ano foi a seleção de seis escolas indígenas e 26 escolas do campo, todas da rede estadual de ensino, para participarem do Mais Educação.

As escolas que tiverem dúvidas sobre o cadastro podem entrar em contato com a Seduc. (Ascom Seduc)