Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um grupo de 17 alunos do 2º módulo do curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) - Campus de Gurupi fez uma visita técnica à Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Coapa), na manhã desta segunda-feira, 27 de fevereiro. “É a oportunidade de o aluno vivenciar na prática o que é apresentando durante as aulas”, disse o professor Júlio Araújo.

Logo cedo o grupo foi recepcionado pela gerente da Unidade Agroveterinária, Érica Lima Brito, que repassou informações sobre a estrutura e as atividades desenvolvidas pela Coapa, que nesse ano completa 14 de atuação e agrega atualmente 327 cooperados produtores de grãos e agricultores familiares. A engenheira agrônoma também apresentou dados sobre o Prodecer – Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados, que há quase 16 anos contribui para o Tocantins ter tecnologia de ponta no campo e Pedro Afonso se tornar referência no agronegócio. Os alunos também tiraram dúvidas sobre a produção de grãos, desde o plantio até a comercialização.

Em seguida a comitiva visitou o armazém da Coapa, e foi recepcionada por funcionários e pelo gerente da Unidade Operacional, Vanderlei de Sousa. Os futuros técnicos conheceram as instalações e receberam informações sobre recepção, classificação, balança, secagem, silos e expedição de grãos.

“Essa visita foi muito produtiva, tivemos a oportunidade de conhecer a Coapa e receber informações sobre cooperativismo. Também vimos na prática aquilo que só sabíamos na teoria”, avaliou o estudante Sérgio Costa.

Antes da Coapa, os estudantes da IFTO visitaram uma fazenda e uma comunidade indígena de Itacajá, e a usina da Bunge em Pedro Afonso.