Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação
  • Oswaldo Stival e prof. Antonio Carlos Gomes durante visita dos alunos da IFTO na Cooperfrigu

Alunos do curso técnico de agronegócios do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Gurupi, conheceram de perto a realidade de produção, comercialização e logísticade uma indústria frigorífica durante visita às instalações da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu).

A visita aconteceu na manhã da última quarta-feira (07/03) e foi acompanhada pelo professor Antônio Carlos Gomes Rêgo. Os estudantes visitaram os principais setores da indústria, como matança, desossa, tratamento de efluentes e foram acompanhados pelo veterinário da Cooperfrigu, Eduardo Malheiro, responsável pelo controle de qualidade.

A aluna Carla Cristina de Souza Marinho Fernandes disse que a visita é muito importante para que eles tenham uma noção sobre como a indústria funciona na prática. “Só a teoria não é o bastante e observar a prática é muito bom. O que mais me chamou a atenção foi o trabalho de reaproveitamento da água na indústria, que além de evitar desperdício, ajuda na preservação do meio ambiente”, afirmou a estudante.

Segundo o professor Antônio Carlos, a visita a Cooperfrigu é importante para a observação dos métodos utilizados e também contribui para a formação dos alunos. “A visita foi excelente por que nem todas as empresas têm esta política de abrir as portas para os estudantes. Tivemos esta oportunidade e fomos bem recebidos na Cooperfrigu”.

O presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival, ressaltou a importância desta aproximação entre empresa e futuros profissionais. “A Cooperfrigu está de portas abertas para receber os alunos e professores da IFTO, com a possibilidade de uma parceria técnica, assim como já acontece com a Universidade Federal do Tocantins”, frisou Stival. (Assessoria de Imprensa)