Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Dois alunos da rede estadual de ensino desafiaram obstáculos, venceram desafios e construíram um robô, que poderá auxiliar bombeiros e brigadistas a localizar vítimas em incêndios ou chegar a locais de difícil acesso. Os criadores são Weverson Ferreira, 16 anos e Rafael Silva Motta, 15 anos, alunos do Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas.

A ideia começou quando os alunos assistiram pela TV o anúncio da 10ª Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, chamando os jovens brasileiros a expressar suas idéias e apostar no seu talento.

Weverson e Rafael integram um grupo de 743 jovens que irão apresentar seus trabalhos na Febrace, evento de iniciação científica que será realizado no período de 13 a 15 de março, nas dependências da Polis/USP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A Febrace é a maior feira brasileira de Ciências e Engenharia do País. Este ano, foram escritos 1.505 trabalhos e desses apenas 324 projetos serão apresentados.

Os alunos que se destacarem com seus projetos receberão medalhas, bolsas de iniciação científica do CNPq, certificados de estágio entre outros prêmios. Durante a Febrace, nove estudantes serão escolhidos para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel, que em 2012, será realizada em Pittsburg, nos Estados Unidos, no período de 13 a 18 de maio.

Outros projetos

Os projetos “Produção de Hortaliças com Reaproveitamento de Garrafas Pets”, também do CEM Castro Alves e “Fisioterapia ao Alcance de Todos”, do Colegio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, estarão na disputa da Febrace 2012. (Ascom Seduc)