Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O secretário executivo da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Ricardo Marinho, embarca, em companhia da subsecretária da Educação Básica, Marciane Machado, no próximo sábado, 17,para o Reino Unido. A dupla vai representar o Tocantins na visita do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a instituições de ensino britânicas. A viagem de uma semana tem como finalidade o intercâmbio de experiências educacionais entre o Brasil e o Reino Unido para beneficiar as iniciativas de reformas escolares em ambos os países.

O evento é promovido pelo Consed em parceria com o British Council e, além do Tocantins, terá a participação de secretários e representantes das secretarias de educação, do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia e São Paulo.

Programação

Os participantes percorrerão escolas secundárias e técnicas para conhecer a forma de gestão das instituições educacionais, o modo como funcionam, e relacionamento das práticas e políticas escolares.

O Sector Skills Council, sistema de educação técnica e vocacional do Reino Unido, também está no roteiro da comitiva brasileira, que visitará outras instituições de ensino onde serão apresentadas ações como, o gerenciamento por resultado, capacitação de professores, planejamento e definição de metas e políticas de Currículo Nacional de Educação.

O British Council é uma organização sem fins lucrativos que atua em mais de 100 países. Fundada em1934, tem como objetivo fortalecer os laços entre o Reino Unido e os países onde está presente através da construção de relacionamentos mutuamente benéficos em Artes, Educação, Esportes e Inglês. A entidade opera no Brasil desde 1945. (Ascom Seduc)