Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Empresários, presidentes de sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - Fieto e colaboradores participaram na tarde desta terça, 20, do curso Comunicação Digital: como entrar na rede?, ministrado pelo administrador, consultor, pesquisador e professor de inovação, marketing e comportamento digital, Marcelo Minutti. O curso, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, aconteceu na sede do Sistema Fieto, em Palmas.

A abertura do curso foi feita pelo 1º vice-presidente do Sistema Fieto, Carlos Suzana, que representou o presidente Roberto Magno Martins Pires em mensagem que destaca a importância da comunicação digital no contexto empresarial.

Dentre os objetivos do curso apresentados pelo consultor, se destacam a oportunização da revisão das estratégias de comunicação utilizadas por sindicatos e empresas e a apresentação de ferramentas de comunicação digital utilizadas pelo mercado e pelo PDA, como sites, e-mails, skype, redes sociais, etc.

“Você deve se perguntar: eu sou facilmente achável na internet? Se você tem um Facebook, tente encontrar você no Facebook. Se estiver muito difícil, é melhor você repensar sua estratégia de comunicação”, exemplificou o consultor ao falar da importância da imagem digital de empresas e pessoas. E complementou. “O importante não é o que você acha que você é, e sim o que as pessoas acham que você é”.

Números de pesquisa do Ibope, de setembro de 2011, apontam existir 78 milhões de internautas no Brasil com mais de 16 anos, segundo apresentação de Minutti. Com um universo tão expressivo, Minutti destaca a importância do planejamento para uma estratégia de comunicação digital eficaz compreendendo etapas como o entendimento do negócio, do diferencial e objetivos da marca, acompanhamento do comportamento do usuário, estudo e análise do mercado e concorrência, dentre outras.

PDA

O Programa de Desenvolvimento Associativo é uma ação realizada em parceria pela Federação e pela Confederação Nacional da Indústria – CNI com o objetivo de fortalecer a representação empresarial e, especificamente, o Sistema de Representação da Indústria. O Programa oferece atividades de capacitação para lideranças sindicais, empresários e especialistas técnicos dessas instituições. (Ascom Fieto)