Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de iniciação as artes visuais do Centro de Criatividade até 31 de março. Os interessados não precisam ter qualquer experiência nos cursos pretendidos e devem procurar o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, das 8 às 12h e das 14 às 21h, para efetuarem as inscrições.

As modalidades oferecidas são: ateliê aberto, história da arte, caminhos da arte, história da arte moderna e contemporânea e desenho. As vagas oferecidas são remanescentes da seleção realizada no início do semestre, e o preenchimento será feito de acordo com a demanda de cada curso. Mais informações no telefone 2111-2406.

Sobre os cursos

Os cursos livres de iniciação em artes visuais têm duração de um ano, compostos por dois módulos semestrais, com no mínimo duas aulas semanais, tendo como objetivo observar a habilidade do aluno e desenvolver um processo de experimentação prática embasada em aspectos teóricos e em técnicas, estilos e obras de diversos artistas. Ao término do curso será organizada uma Mostra Didática com o objetivo de promover a interação entre alunos e a comunidade.

Ateliê aberto

Para participar desse curso é necessário ter mais de 16 anos e é recomendado para professores e alunos de artes, artistas e interessados em geral. O objetivo do Ateliê Aberto é criar um espaço para encontros entre os participantes onde se possa assistir a filmes e documentários sobre artistas, discutir arte, estética, poéticas visuais e proporcionar experiências com diferentes técnicas de arte. O curso será realizado no período matutino e vespertino.

História da Arte

O Curso de História da Arte é teórico, porém prevê algumas atividades práticas durante sua realização, com o intuito de fixar o conteúdo discutido em sala de aula. Este curso é destinado a adultos (acima de 16 anos) e funcionará no período matutino.

Caminhos da Arte

A Oficina Caminhos da Arte é destinada a crianças (de 8 a 12 anos) e acontece no período vespertino. Esta oficina é teórica e prática, envolvendo estudo de alguns períodos da História da Arte com seus artistas e suas obras, estudo de cores, composição visual e atividades práticas como desenho, pinturas aquareladas, colagens e outras técnicas do fazer artístico.

Arte Moderna e Contemporânea

Este curso é destinado a adultos (alunos acima de 16 anos) e as aulas acontecem no período noturno. O Curso é teórico e privilegia os estilos de Arte Moderna e Contemporânea, sendo que toda quinta-feira haverá projeção e discussão de vídeos, documentários ou filmes sobre artistas.

Desenho

O curso de desenho é destinado à faixa etária maior de oito anos e acontece no período matutino e vespertino. O objetivo é exercitar a habilidade do aluno utilizando técnicas para trabalhar o lado direito do cérebro, estimular a percepção através de técnicas específicas e produzir desenhos de observação e de desenhos hiper-realistas. (Ascom Fundação Cultural de Palmas)