Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), está com pré-inscrições abertas para seleção de professores da educação básica das redes públicas - estadual e municipais - para o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor Presencial). Os professores poderão se inscrever em cursos de licenciatura presenciais até o dia 8 de abril via Plataforma Freire.

Já o período de validação das inscrições pelas Secretarias de Educação estadual e municipais será de 09 a 23 de abril. Nesta seleção, a UFT está ofertando 750 vagas para primeira licenciatura nos cursos de Artes, Informática, Pedagogia, Matemática, Biologia, Ciências Biológicas, Geografia, Educação Física, Letras- Português, Letras-Inglês, nos campus de Araguaina, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Mais 40 vagas serão destinadas à segunda licenciatura em Matemática no Câmpus de Araguaina. Os cursos são ofertados em 1ª licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica sem formação superior; em 2ª licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; e formação pedagógica: para professores em exercício na rede pública da educação graduados, mas não licenciados.

O objetivo principal do Parfor é garantir aos professores em exercício na rede pública de educação básica uma formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica. Posteriormente, a UFT estará divulgando edital com a data de sorteio dos candidatos. As vagas são para cursos que terão início no segundo semestre de 2012.