Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Preocupado com os transtornos ambientais e sociais que o derramamento de querosene de aviação pode ter causado nos córregos Sermão e Colônia, no município de Novo Jardim, Sudeste do Estado, o Governo do Tocantins montou uma força tarefa formada pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins; Sesau - Secretaria da Saúde e Defesa Civil para minimizar os impactos da tragédia.

O problema ambiental foi causado por um acidente que envolveu um veículo que transportava 45 mil litros de combustível de aviação. O caminhão, que pertence à empresa Pujante, vinha de Candeias (BA) com destino a Palmas e tombou nas proximidades do Córrego Sermão, que deságua no córrego Colônia, principal fonte de abastecimento da cidade.

De acordo com o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, a Polícia Militar foi a responsável em tomar as primeiras providências com para evitar possíveis explosões, já que o material é altamente inflamável.

De imediato, agentes da Defesa Civil e técnicos do Naturatins e da Sesau deram início ao processo de contenção e acompanhamento da comunidade. Segundo o técnico da área de Vigilância e Desastres, Ullannes Passos Rios, a Sesau capacitou a equipe de saúde do local para realizar os trabalhos de orientação dos moradores que residem nas proximidades dos córregos atingidos. “O morador não deve ingerir, tomar banho, pescar e nem mesmo chegar perto dos córregos já que esse produto libera gazes que em caso de inalação podem prejudicar a saúde humana”, disse ele.

O representante da Defesa Civil, Tenente Thiago Franco Santana, explicou que a partir de agora os técnicos estão fazendo o levantamento dos dados para que a empresa responsável pelo seguro ambiental realize a despoluição. Já o presidente do Naturatins explicou que somente a partir desse levantamento será possível prevê punições à empresa que realizava o transporte do produto. (Secom)