Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

No período de 19 a 23 deste mês de março, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Militares do 4º BPM, do GIRO (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva), Policiais Civis e Agentes do Detran/TO participaram do “Curso de Identificação Veicular” que foi realizado no auditório do 4º BPM com extensão das aulas práticas nas BR’s 153 e 242.

O curso foi coordenado pela Polícia Rodoviária Federal que capacitou integrantes de sua corporação, além de integrantes das Polícias Militar e Civil e Agentes do Detran, num total de 40 participantes.

Do 4º Batalhão da Polícia Militar participaram 08 Policiais Militares, dentre eles o subcomandante da unidade, Maj QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, além de outros oficiais e praças.

Esse curso teve como objetivo atualizar os conhecimentos dos participantes na área de fiscalização de trânsito com foco no combate à fraude em documentação e identificação veicular, a partir da verificação de dados impressos no veículo, no documento, chassi, motor, vis (marcação no vidro) e placas.

Durante o curso, os participantes foram instruídos a identificar os veículos a partir do cruzamento dos dados impressos no veículo, no seu documento e no Sistema SERPRO; sendo que diante da análise desses dados, caso seja constatada alguma irregularidade, o veículo será encaminhado à Polícia Civil para ser submetido à Perícia e de demais providências em relação ao seu proprietário.

A duração do curso foi de 40 horas, divididas em aulas teóricas e práticas, ressaltando-se que durante as aulas práticas houve a apreensão de um veículo com suspeita de adulteração no número do motor, sendo o mesmo encaminhado para a Central de Flagrantes.

O curso é importante no dia a dia do policial militar que trabalha no serviço operacional, vez que ele lida diariamente na abordagem e fiscalização do trânsito, prevenindo e reprimindo as infrações penais correlatas. O 4º BPM pretende difundir esse conhecimento para todo o efetivo da unidade, especialmente para os militares que atuam na área operacional, ponderou o subcomandante.

Portanto, diante dos conhecimentos adquiridos durante esse curso, pretende-se dar maior ênfase na fiscalização de veículos, especialmente no tocante às adulterações de placas, chassi e documento, com vistas ao combate de furtos e roubos de veículos. (Ascom PM)