Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Técnicos da Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social estão apresentando aos municípios os resultados das pesquisas antropométricas realizadas com os beneficiários de programa sociais do Estado. Nesta terça-feira, 27, os pesquisadores se reúnem com gestores municipais e estaduais de Tocantinópolis no Cras – Centro de Referência Especializado da Assistência Social do município. E na quinta-feira, 29, serão apresentados os resultados de Palmeirante, também no Cras do município.

A pesquisa levantou principalmente déficits nutricionais (desnutrição, sobrepeso e obesidade) e o grau de insegurança alimentar (severa, moderada ou leve) dos beneficiários de programas sociais. Segundo a coordenadora de pesquisa em segurança alimentar e nutricional da Setas, Tomásia Parrião, o diagnóstico baseado na análise dos dados possibilitará o monitoramento dos programas sociais e uma intervenção tanto na área de alimentação e nutrição como na área social. “Com a pesquisa podemos orientar melhor os gestores sobre as medidas a serem tomadas para enfrentar a realidade detectada em cada município”, completa a coordenadora.

Entre as ações sugeridas para a maioria dos municípios está o incentivo à adoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis. De acordo com os pesquisadores, essas orientações também devem ser estendidas ao corpo técnico-administrativo dos programas sociais, uma vez que essas instituições oferecem grande parte da alimentação diária consumida pelos beneficiários.

A Setas, por meio de sua diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, realiza anualmente pesquisas e acompanhamento nutricional dos beneficiários de programa sociais. As informações visam subsidiar o planejamento e a avaliação de políticas públicas municipais e estaduais. (Ascom Setas)