Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O mercado de chocolate há meses vem se preparando para encantar os consumidores tanto em variedade de produtos quanto na diversidade de preços. A Câmara de Diretores Lojistas informa que o faturamento do comércio no feriado de Páscoa é uma das datas do ano que mais movimenta o comércio. Cleide Brandão, presidente da CDL, explica a tendência: “A economia de Palmas tem se fortalecido e houve um aumento de consumo na cidade e nesta Páscoa não será diferente. A CDL estima um crescimento de até 35% nas vendas do comércio para o mês na Capital durante o período da Páscoa, principalmente dos setores alimentícios”, avalia. No comparado com o mesmo período do ano passado, Cleide afirma que o crescimento deve ficar entre os 10%.

O ovo de Páscoa é o produto que mais impulsiona as vendas. Os preços variam entre R$ 2,75 (30 gramas) até R$ 179,00 (2,5 Kg) nas principais lojas do segmento de chocolate. E não faltam opções para encher os olhos e agradar mesmo os paladares mais exigentes: ovos de Páscoa recheados, ao leite, de chocolate branco, meio amargo, mistos ou crocantes.

Os consumidores têm ainda a possibilidade de escolha entre produtos de origem nacional ou importado. Para incrementar os presentes, há ainda cestas que além de ovos, bombons e barras de chocolates, trazem coelhos de pelúcia - animal que perdura como símbolo da Páscoa por ser sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida para os povos da antiguidade.

Kelly Machado, da franquia Cacau Show, diz que sua expectativa é ter um faturamento de 15% a mais do que obteve em 2011. “Nos preparamos da melhor forma para atender o consumidor, contratamos e treinamos funcionários temporários e apesar do estoque ser grande, já temos falta de alguns produtos. A saída está muito boa, já que não houve reajuste nos valores praticados no ano passado”, explica a lojista.

Em todo o Brasil, o comércio deve disponibilizar 28,5 mil vagas de trabalho até a segunda quinzena de março, conforme a estimativa da Asserttem - Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário.

Tradição religiosa

Seguindo a tradição católica, muitos fieis fazem abstinência de consumo de carnes de mamíferos e aves como sacrifício religioso relacionado à Quaresma - período de renúncias que se inicia 40 dias antes da Páscoa. Principalmente no período entre a quarta-feira e o domingo de ramos, os católicos são orientados a optarem por peixes e frutos do mar. A tradição interfere significativamente a venda de pescados. De acordo com o gerente de compras do Supermercado Quartetto, Celso Almeida, é esperado um aumento de 15 a 20% em relação a 2011 na venda de pescados. (Ascom CDL)