Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Confederação Nacional da Indústria - CNI, Robson Braga de Andrade, confirmou vinda ao Tocantins nessa sexta-feira, 30 de março. Andrade vem a Palmas para participar da posse do presidente reeleito da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Magno Martins Pires, às 19h, no Palácio Araguaia. O presidente da CNI participará também do lançamento da pedra fundamental do Centro de Educação e Tecnologia – Cetec, unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, às 17h. Presidentes de federações de diversos estados (AP, PI, PB, RN, GO, MA, PA, RO, RR, AM e AL) confirmaram presença no evento de posse.

“A construção do Cetec, assim como a comemoração dos 20 anos da Fieto, contou com o apoio direto da CNI que nos honra imensamente com a vinda do presidente Robson Andrade, um companheiro e defensor dos interesses da indústria brasileira e do Tocantins”, disse Roberto Pires.

Cetec Palmas

O Cetec – Senai, será construído ao lado da Escola de Construção Civil, na quadra 201 Norte. Será instalado em um moderno e inovador edifício com 4.290 m² de área construída e tecnicamente dimensionado para atender um contingente de 1.500 alunos por dia, divididos nos três turnos de funcionamento.

As instalações do Cetec Palmas adotarão um modelo focado na sustentabilidade, com práticas inovadoras que otimizem as estruturas prediais permanentes. O projeto prioriza espaços flexíveis e multifuncionais, baseados em plantas livres adequadas para abrigar a prática e a técnica de ações fixas, móveis e itinerantes, em função das crescentes e variadas demandas apresentadas ao Senai Tocantins.

Distribuído em 5 pavimentos e contando com uma moderna rede de oficinas, laboratórios e ambientes didáticos, o Cetec Palmas estará pronto para formar, capacitar e qualificar mão de obra e prestar serviços técnicos e tecnológicos para os mais diversos segmentos da indústria.

Posse Fieto – 20 anos

A posse social do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - Fieto, empresário Roberto Pires, irá destacar os 20 anos de criação da instituição. O evento reunirá empresários, representantes classistas e de entidades empresariais, presidentes de federações de outros estados e membros da CNI. Pires está à frente da Federação desde 2009, após licença e posterior afastamento permanente do então presidente Eduardo Machado. Em janeiro deste ano foi reeleito por unanimidade pelos representantes dos 11 sindicatos patronais filiados à Fieto. Na cerimônia acontece também a posse social dos sindicatos.

Criada em 16 de março de 1992, em Araguaina, a Fieto, entidade do Sistema Fieto, é a principal interlocutora dos interesses do setor industrial entre empresários, sociedade e poder público. Nestes 20 anos, estiveram à frente da presidência da Fieto os empresários Antônio Conceição Cunha Filho (2 mandatos: 1992/1998), Ronaldo Dimas Nogueira Pereira (1998/2004), Leide Maria Dias Mota Amaral (interina em 2001 e 2005), Eduardo Machado Silva (2004 a 2009), homenageados da noite de posse, e a atual gestão do presidente Roberto Pires (2009 / 2016).

Sindicatos Filiados

São representados pela Fieto os seguintes sindicatos: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Tocantins – Sime/TO, em Palmas, e do Sindicato dos Beneficiadores de Arroz do Estado do Tocantins – Sindiato/ TO, Sindicato das Indústrias dos Produtos Minerais Não Metálicos do Estado do Tocantins – Sipmme/ TO, Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins – Sinduscon/ TO, Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Tocantins – SIG/ TO, Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Tocantins – Siqfar/ TO, Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos, Máquinas, Aeronaves e Acessórios do Estado do Tocantins – Sindirepa/ TO, Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Estado do Tocantins – Simam/TO, Sindicato das Indústrias de Confecções do Estado do Tocantins – Sicon/ TO, Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado do Tocantins – SIA/ TO e Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado do Tocantins – Sindicarnes/ TO. Este último sindicato não realizou eleição este ano por ter se filiado à Federação em 2009.