Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a maior feira de tecnologia agropecuária da região amazônica - a Agrotins, que será realizada de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário irá distribuir mais de 15 mil mudas de árvores frutíferas, como banana, mangaba, caju, maracujá e açaí. Em sua 12ª edição a Agrotins terá como tema um assunto que tem a ver com fruticultura, a irrigação.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Rocha Vasconcelos, as mudas estão sendo produzidas no viveiro, dentro do parque agrotecnológico e serão distribuídas gratuitamente aos visitantes, produtores e pessoas interessadas nas culturas. “Durante a feira haverá ainda orientações a respeito do cultivo, da forma de plantio, especificidades do solo, tipos de poda e sobre o sistema de irrigação das espécies”, adianta o coordenador.

Segundo Vasconcelos serão distribuídas cinco mil mudas de banana das espécies anã e grand naine, oito mil de mangaba, três mil de açaí, mil de caju e 500 de maracujá. O coordenador ressalta que as mudas que serão distribuídas possuem alto padrão produtivo, ou seja, são variedades com bom rendimento e adaptadas ao solo e clima tocantinense.

Vasconcelos explica que das espécies que serão distribuídas a mangaba é a menos conhecida da população em geral. “A mangaba é nativa do Brasil, contudo é mais apreciada no Nordeste. O fruto pode ser comido e utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebidas. Com a distribuição pretendemos divulgar e incentivar o plantio da espécie no Tocantins”, completa.

Agrotins

Com o tema: “Irrigação: negócio sustentável, líquido e certo”, a Agrotins deve manter o título de uma das maiores feiras da região Norte do País, fomentando o fortalecimento do agronegócio brasileiro, por meio da difusão de informações, dados e pesquisas. A Agrotins também é responsável por um relevante número de negócios no setor com a venda de produtos e serviços. Mais informações sobre as ações e novidades da feira no site www.agrotins.to.gov.br. (Ascom Seagro)