Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Nesta terça-feira, 3, os representantes do Comitê contra Expansão do Plano Diretor e a favor da regularização fundiária em Palmas deverão ser recebidos pelo prefeito Raul Filho (PT) em seu gabinete para discutir as ações do grupo. Os organizadores pretendem pedir que o gestor retire de pauta os projetos complementares que tratam das alterações no Plano Diretor de Palmas.

O encontro será ás 15 horas conforme informaram líderes do Comitê. Uma série de ações foram definidas pelo comitê dentre elas está a mobilização da sociedade através de plenárias em locais abertos e também um abaixo-assinado em prol da regularização fundiária. O prefeito tem afirmado desde o início das discussões que é contra a expansão.

As audiências já foram convocadas para os dias 18 e 25 deste mês na Escola de Tempo Integral Padre Josimo e Eurídice Ferreira de Melo, respectivamente. Os temas da discussão serão a delimitação da área de influência das rodovias bem como as áreas de proteção ambiental e ainda a regularização dos loteamentos fora do perímetro.

A Câmara vai apresentar o relatório do projeto, aprovado pela maioria dos vereadores e representantes da sociedade civil poderão expor suas opiniões sobre o assunto. A casa de leis vai coletar também propostas técnicas sugeridas por moradores ou entidades.

Participação

Integram o Comitê o Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), integrantes da Universidade Federal do Tocantins, Centro de Direitos Humanos de Palmas, Associação de Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal além de representantes do PT e também do PP e PSB.Outro partido que já se posicionou contra é o PPS.

Na Câmara o vereador Bismarque do Movimento (PT) é contra a expansão do plano diretor assim como José Hermes Damaso (PR) que afirmou ser contra a expansão indiscriminada da área urbana. O tucano Aurismar Cavalcante ainda não deixou claro sua posição sobre o assunto.