Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Algemado, o estudante Guilherme Barbosa foi colocado na carroceria de uma caminhonete e levado para a delegacia (Reprodução)

O governo do estado informou que a Polícia Militar (PM ) irá investigar as imagens que circularam nas redes sociais nesse domingo, 15, que mostram a prisão de membros de um grupo que ocupou lotes na quadra 905 Sul em Palmas também no domingo.

As imagens mostram a prisão de alguns dos membros do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), entre eles o ex-vereador Bismarque do Movimento (PT), e também do estudante de direito da Universidade Federal do Tocantins, Guilherme Barbosa, que também é diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE).

No vídeo, Guilherme é levado pelos policiais à força e algemado até a carroceria de uma caminhonete da PM. É possível ouvir a pessoa que está registrando as imagens dizer, “ele não está oferecendo resistência, leva ele direito”.

Além de Bismarque e Guilherme, outras 4 pessoas foram presas pela PM, que informou que compareceu ao local para negociar de forma pacífica, mas teria dado voz de prisão aos manifestantes após um “tumulto iniciado devido à resistência e desacatos proferidos pelos manifestantes”. Os seis detidos foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência de esbulho possessório, resistência e desacato. “Quanto às imagens que circulam nas redes sociais serão apuradas pela instituição no intuito de averiguar quaisquer ilegalidades”, informou a PM.

Repúdio

A diretoria executiva da UNE emitiu nota de repúdio na qual diz que a Polícia Militar interviu com truculência na reintegração de posse.

A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a sociedade tocantinense de manutenção da ordem pública e da paz social. “A PM agiu com totalmente arbitrariedade, sem uma ação judicial de reintegração de Posse e com violência”, informa a UNE em nota.

Ainda segundo a entidade, os lotes ocupados pelos membros do MNLM, seriam objeto de disputa judicial entre o Estado e particulares. “O ato de hoje configura mais uma ação de criminalização dos movimento sociais e dos defensores e defensoras dos direitos humanos! As pessoas foram detidas de forma injusta e arbitrária, mostrando mais uma vez o autoritarismo presente nas estruturas da PM brasileira”, conclui a UNE, pedindo também a soltura dos membros detidos.

A  Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), rebateu a alegação da UNE e informou que a  “obra de construção de 272 apartamentos na quadra 905 Sul foram retomadas recentemente e seguem novo cronograma estipulado para os serviços. O empreendimento faz parte do programa Pró-Moradia e já existem famílias pré -selecionadas aguardando a entrega dos imóveis”, informou.