“Não é da nossa cultura os pais acompanharem as atividades que estão sendo desenvolvidas no âmbito escolar”, foi o que destacou Danilo de Melo Souza, secretário de Educação do Tocantins, na tarde desta quarta-feira (4) durante o II Congresso Nacional de Gestão Pública (Conagesp).
O secretário, que representou o Consed, apresentou indicadores de
desempenho da educação pública no Brasil apontando avanços, os principais
desafios e a perspectiva de como deve estar o cenário escolar daqui a dez. “A
ideia é enfocar a educação brasileira como um todo, mostrando a qualidade que
se busca”, disse.
Para Danilo, o tempo que a criança permanece diariamente na escola ainda é pouco. Segundo ele, o ensino fundamental de nove anos é o primeiro passo para a melhoria desse aspecto.
O secretário também falou sobre os atuais debates em relação à formação e à carreira do professor, do aumento do investimento público na educação básica e dos mecanismos de avaliação para gestão escolar.
“Acredito que o Prêmio Gestão Escolar é um desses mecanismos, porque trabalha de uma forma muito interessante a autoavaliação”, disse Danilo. “As escolas tem que refletir sobre seus acertos e erros e planejar metas que devem ser alcançadas, levando em consideração todos os aspectos da gestão, como a questão dos recursos humanos, da administração financeira e da gestão pedagógica”, completou o secretário.
Prêmio Gestão Escolar
“Sinto-me, de fato, reconhecida pela dedicação empreendida à gestão da minha escola. Participo há dez anos do Prêmio Gestão Escolar e sempre considerei esta participação como um laboratório”, revelou Adriana Aguiar, diretora da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, vencedora da premiação ano passado.
Adriana mostrou no Conagesp os benefícios que a autoavaliação, realizada durante a inscrição para o Prêmio Gestão Escolar, trouxe para a sua escola. “A autoavaliação faz com que o diretor da escola pública encontre seu próprio caminho na busca pela qualidade do processo de ensino e de aprendizagem”, afirmou.
De acordo com Adriana, os gestores escolares precisam ter o cuidado de filtrar o que é inserido na escola. “Os novos projetos, programas e parcerias são bons e bem-vindos. No entanto, precisam ter coerência com a visão, missão e valores escolares. Para que o sucesso se mantenha, não podemos perder o foco e, sobretudo, realizar um trabalho extremamente sistematizado”, analisou a diretora.
Adriana relatou ainda a experiência da viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, que realizou como parte da premiação. “Valeu muito a pena conhecer a realidade do sistema educacional americano. Visualizei muitos exemplos simples, possíveis de serem aplicados em nossas escolas, desde que haja uma rede articulada de mãos dadas com a educação”, concluiu. (Seduc)