Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governo do Tocantins, através da Fundação de Amparo à Pesquisa, está articulando em Brasília, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a implementação de metas políticas de pesquisa no estado.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Andrea Stival, se reuniu, na tarde da última terça-feira, com o Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do ministério, Carlos Nobre, para discutir esse apoio ao programa “Pólos de Produção Sustentável”, buscando apresentar programas que possam ser desenvolvidos entre os setores acadêmico, público e privado.

“Levamos ao Ministério o que o governador Siqueira Campos pretende implementar, como o auxílio à pesquisa; bolsas de incentivo no ensino médio público; programa de desenvolvimento científico regional, onde objetiva-se atrair doutores para desenvolvimento de pesquisa no Tocantins; bolsas para o programa de iniciação científica para alunos do ensino médio (PIBIC-Jr), bem como o auxílio às publicações científicas”, afirma Andrea Stival.

O senador Vicentinho Alves, trabalhando num reforço complementar ao trabalho desenvolvido pelo governo do estado do Tocantins, informa que pleiteia junto ao ministro Marco Antonio Raupp atenção ao projeto que considera “ferramenta indispensável à formação intelectual não apenas de pesquisadores, mas de jovens que ainda se encontram cursando o ensino médio”.

Ainda segundo a presidente da FAPT, Andrea Stival, na proposta que o Governo do Tocantins trabalha junto ao ministério, o deputado federal Laurez Moreira também contribui com uma emenda parlamentar individual no valor de trezentos mil reais destinada ao fomento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos no Tocantins.

Pólo de Produção Sustentável

O programa objetiva fomentar pesquisa com a realização de seminários em cada pólo, com participação da comunidade e academia. Para o programa sair do papel, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins solicita ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação apoio técnico para implantação de ações políticas pela SEPED - Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento. (Ascom Fapt)