Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com um concerto realizado pelo Grupo Palmas Música, dia 14 de abril, o lançamento do Sesc Partituras reuniu mais de 280 pessoas no Teatro SESC Palmas. O evento contou ainda, com a presença do compositor e autor de várias das obras interpretadas no concerto, senhor Othonio Benvenuto, o qual foi ovacionado pelo seu trabalho.

Dentre as interpretações, o Grupo Palmas Música premiou os convidados com Noite Escura, de Alexandre Schubert, Duas Invenções Breves, de Othonio Benvenuto, Flor Formosa, de Joaquim Antônio Callado, dentre outras grandes criações da música erudita. O grupo, que é formado por Aline Martins Oliveira (piano), Heitor Oliveira (clarinete), Helena Zica (soprano), Leonardo Luigi Perotto (violão) e Mira Benvenuto (flauta transversal), tem na música de concerto sua principal forma de expressão artística.

Para a coordenadora de cultura do Sesc, Ana Friedlander, essa é uma grande oportunidade para levar até o público essa grande forma de arte, que é a música brasileira. “O Sesc tem a preocupação de promover, preservar e difundir o acesso à música, daí veio a ideia de realizar o Sesc Partituras, um projeto inovador e inédito no Brasil”, explicou a coordenadora.

Sesc Partituras

É um projeto sem fins lucrativos, que tem como objetivos preservar, difundir e democratizar o acesso ao patrimônio musical brasileiro. Trata-se de uma biblioteca virtual de música composta por um acervo de partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração. A proposta é disponibilizar a todos os interessados um sistema de catalogação e busca coerente com as reais necessidades dos músicos e pesquisadores, o que inclui além da consulta ao catálogo com suas informações, a visualização da audição de cada partitura. Todas as obras apresentadas neste concerto têm suas partituras disponibilizadas integralmente na página http://www.sesc.com.br/sescpartituras.