Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Prefeitos da região sul do Tocantins reúnem-se nesta terça-feira, 17, em Gurupi, para articular a formação do consórcio intermunicipal da região que nasce com a missão de unir esforços dos municípios na abertura e conservação de estradas e limpeza urbana, mas terá uma atuação mais ampla. O projeto é uma iniciativa do governo Estado por meio da Secretaria Estadual das Cidades que orienta os prefeitos a atuarem em conjunto na solução de problemas comuns.

Este é o segundo consórcio intermunicipal a ser criado neste formato de “guarda chuva” que atende a uma série de necessidades dos municípios. A meta do governo é criar seis consórcios compreendendo todos os 139 municípios tocantinenses. No início do mês os prefeitos da região Sudeste decidiram criar o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental e Recursos Hídricos do Sudeste do Tocantins que está em fase final de estruturação.

O analista de projetos de desenvolvimento urbano da Secretaria das Cidades, Cosmo Fernando Pinto que coordena os trabalhos de mobilização dos prefeitos para articulação das entidades garante que os gestores municipais estão entusiasmados com a ideia e conscientes da importância do apoio do governo na criação e funcionamento dessas entidades. Cosmo aponta que apoio não tem faltado por partes dos prefeitos.

A reunião acontece a partir das 9 horas no Centro Cultural Mauro Cunha, na Avenida Maranhão, entre as ruas 02 e 03, em Gurupi.

Municípios
Gurupi
Santa Rita do Tocantins
Crixás do Tocantins
Dueré
Aliança do Tocantins
Formoso do Araguaia
Cariri do Tocantins
Sucupira
Peixe
Figueirópolis
Alvorada
Talismã
Sandolândia
Araguaçu