Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

De acordo com os dados do Caged - Cadastro Geral de Empregadores e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, o Tocantins teve um saldo positivo de 907 postos de trabalho no mês de março, o que resultou na expansão de 0,66% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada no mês anterior.

Ainda segundo o Caged, das 27 unidades da federação, o Tocantins ficou entre os dezesseis estados que apresentou resultado positivo em março. Esse dado é decorrente do saldo entre o número de trabalhadores admitidos (6.047) e desligados (5.140) dos postos de trabalho.

No primeiro trimestre deste ano, foram criadas 2.779 novas vagas de empregos no Tocantins, o que representa uma elevação de 403% em relação ao mesmo período do ano passado, em que se registrou 512 postos de trabalho.

Entre os municípios que mais geraram empregos no mês passado, o maior foi Palmas, com saldo positivo de 426 postos. Em segundo lugar ficou o município de Gurupi, com 171 postos, seguido de Porto Nacional com 140 postos de trabalho.

No Tocantins os setores que mais se destacaram foram Serviços e Comércio. Sendo que o setor de serviços foi responsável por 31% do número de admissões e o setor de comércio representou 27%.

Das 6.047 admissões no Estado, o Sine Tocantins teve participação em 21%, resultante da intermediação de mão-de-obra, captação de vagas e demais serviços gratuitos oferecidos nas seguintes agências: Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional e Palmas.

Segundo a subsecretária do Trabalho, Mariza Sales, o crescimento nos postos de trabalho é devido às medidas adotas pelo Governo do Estado para permitir a inserção e reinserção do trabalhador tocantinense no mercado de trabalho. “Estamos firmando parcerias com diversas entidades, e também ampliando o número de instrutores para melhorar a qualificação do trabalhador que busca uma vaga de emprego”, acrescentou Mariza. (Ascom Setas)