Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foi aprovado na Câmara de vereadores de Tocantínia a oficialização da língua indígena Akwen Xerente como a segunda língua oficial no município. Com a aprovação o município passa a ser o quarto do Brasil a adotar essa iniciativa.Na justificativa do projeto os vereadores alegam que na prática, significa que a prestação de serviços públicos básicos na área de saúde, campanhas de prevenção de doenças e tratamentos passam a ser realizados em Akwê e em português.

Com a aprovação a prefeitura apoiará e vai incentivar o ensino da língua akwê nas escolas e nos meios de comunicação do município. Os vereadores consideraram ainda que em Tocantínia a população indígena Xerente, já chega a quase 50% da população, sendo necessário um tratamento especial no que tange ao reconhecimento e respeito a cultura e a língua Akwê Xerente.

Os vereadores que apresentaram o projeto frisaram ainda o cuidado especial que o atual prefeito da cidade, Manoel Silvino Gomes Neto (PR) tem com a causa indígena. “Sabemos da preocupação do atual gestor municipal com essa questão bem como a abertura de espaços e diálogos, haja visto que inclusive na rede municipal de ensino na zona urbana, já se pratica os ensinamentos da língua mãe indígena Xerente, a Akwê”, consta na justificativa do projeto.

O projeto é de autoria dos vereadores Alexandre Chaparzanê Xerente e Ivan Suzawré Xerente. No Art. 4°. da lei consta que em nenhum caso alguém pode ser discriminado por razão da língua oficial ou co-oficial que use.

Comemorações

Em alusão à semana do Índio, dentre varias comemorações por parte do povo indígena Xerente em Tocantínia, a comunidade prestigiou a inauguração do primeiro centro de educação infantil indígena como extensão da Creche Municipal da Dona Civica.A primeira aldeia contemplada foi a Aldeia Porteira que tem como Cacique Ribamar Xerente. A unidade de ensino infantil, que era uma luta antiga da comunidade, atenderá a principio 49 alunos, segundo informou o secretário municipal de Educação de Tocantínia, Prof° Silvio Inácio Moreira.

Na solenidade de inauguração houve apresentações das crianças indígenas apresentando coral nas duas línguas (Portugues e Akwen Xerente). Por parte da Prefeitura e Secretaria da Educação de Tocantinia, o projeto será estruturado com Material pedagógico, alimentação Escolar e ainda a contratação de duas professoras da comunidade indígena. A sala da educação infantil funcionará em um espaço cedido pela Escola Estadual Sremtowe, já que o governo do Estado é parceiro nesta iniciativa.

Tocantínia possui 59 aldeias Xerentes que reúnem 3.380 índios. No Dia do Índio as aldeias se confraternizaram com danças e rituais próprios do povo Xerente.