Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em primeiro turno de votação, foram aprovados cinco projetos de lei, do Executivo e do Legislativo, na ordem do dia desta quarta-feira, dia 2, após receberem parecer favorável nas comissões pertinentes. O primeiro autoriza desafetação de área na Arse 22, onde fica localizada a Igreja Congregacional Batista.

As demais matérias dispõem sobre a Política Municipal e Amparo ao Idoso, concede Título de Cidadão Palmense a Marcello Tomaz de Sousa e denominam a Unidade de Pronto Atendimento Sul de José de Sousa Dourado e a Escola Padrão do Jardim Aureny IV de Gyselle dos Santos Rodrigues. Os autores são dos vereadores José Lago Folha (PTN), Norton Rubens (PRB), Lúcio Câmpelo (PR) e Carlos Braga (PMDB), respectivamente.

Requerimentos

Ainda na ordem do dia foram aprovados vários requerimentos como os do vereador Bismarque do Movimento (PT), que pediu a pavimentação asfáltica do Setor Maracanã, a construção do Centro Municipal de Educação Infantil na Arno 73, a celebração de convênios com Instituições de Educação Infantil, a implantação do Balneário de Buritirana e a implantação do georeferenciamento de documentos eletrônicos.

O parlamentar tucano Aurismar Cavalcante obteve a anuência sobre a recuperação e limpeza das ruas do Setor Bela Vista, o término da construção da Praça com área de recreação e esporte no Setor Aureny II, a destinação de viaturas da Guarda Metropolitana para ronda noturna no Loteamento Bertaville, além da limpeza da quadra 704 Sul.

Já os de Divina Márcia (PTN) são a construção dos meios fios e a conclusão dos bueiros na quadra 406 Norte, melhorias de pavimentação asfáltica nas quadras 406 e 404 Norte, a limpeza e pintura dos meios fios das avenidas NS-04, NS-06, NS-08, NS-10, LO-06 e LO-08, assim como os serviços de limpeza e roçagem na Quadra 1406 Sul.

Dentre as reivindicações do vereador Fernando Rezende (Dem) estão a iluminação na Avenida LO-10, o recolhimento de lixo ao lado da Creche Ciranda Cirandinha na 303 Norte e na alameda 4 da 303 Norte, a limpeza na 409 Norte e retirada de lixo na mesma quadra.Quem também reivindicou limpeza pública de alguns setores foi o vereador Jucelino Rodrigues (PTC). Os serviços devem ser feitos periodicamente nas bocas de lobos de Palmas e diariamente nos banheiros químicos em todas as praias. A iluminação dos pontos de ônibus da 404 norte, o recapeamento da 904 sul e a conclusão da 1306 sul são os demais pedidos do parlamentar.

Dentre as reivindicações do vereador Lúcio Campelo (PR) constam a cobertura da quadra poliesportiva do setor Sul, a instalação de uma academia ao ar livre na praça do Maria Rosa, a drenagem e pavimentação nos setores Irmã Dulce e Morada do Sol III, além da construção de uma praça na quadra 508 norte. Já a solicitação dotambém republicano Hermes Damaso foi a isenção da taxa de vigilância sanitária para as organizações religiosas e outras sem fins lucrativos.

Além de um projeto de lei, o vereador Folha também teve alguns requerimentos aprovados como a reestruturação do escoamento de águas pluviais na Avenida NS-02, próximo à Palmas Brasil, a inclusão de um ponto de ônibus na Praia das Arnos, a revitalização da feira coberta do Jardim Aureny III, a ligação de água tratada para o Setor Lago Sul e o envio de ofício ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO) solicitando o serviço de emissão e transferência de títulos eleitorais no Distrito de Taquaruçu Grande.

(Ascom Câmara de Palmas)