Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Técnicos da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, do Ruraltins, da Unitins e de empresas do setor produtivo se reuniram na manhã desta quinta-feira, 03, para definir a programação dos Dias Técnicos de Campo, que acontecerão durante a Agrotins. A maior Feira de Tecnologia Agropecuária da Amazônia, que acontece de 8 a 12 deste mês, terá uma programação voltada para capacitação dos pequenos e médios produtores, através dos Dias Técnicos.

Durante a reunião ficou definido que esses eventos serão realizados nos dias 9, 10 e 11, das 8 às 12 horas. Na ocasião, os produtores terão a oportunidade de participar de oito estações de cultivo, coordenadas pela Seagro as estações do cultivo do amendoim, algodão, maracujá e abacaxi, pelo Ruraltins a melicultura, fruticultura, avicultura, irrigação e produção de grãos, pela Unitins, arroz e feijão, a Faculdade Católica coordenará a de milho, a Agronorte a de soja e arroz, a Dow Química de milho e sorgo, a Brasmilho com as estações de soja e sorgo e a Pioner/Bio-gene de milho e soja.

Para auxiliar os técnicos das instituições responsáveis pelas estações de cultivo dos Dias Técnicos, participarão 30 acadêmicos de agronomia da Faculdade Católica e da Unitins. De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, José Valtex, a programação dos Dias Técnicos de Campo é importante, sobretudo para o pequeno e médio produtor, que é o público alvo da feira e que poderá ser capacitado sobre as novidades tecnológicas de produção, ampliando assim seu conhecimento e posteriormente essa experiência possa ser aplicada no cultivo de cada produtor. “Também será uma grande oportunidade dos estudantes adquiriram experiência no auxilio aos pequenos agricultores”, completou.

Caravanas

Através do trabalho coordenado pela Seagro, pequenos agricultores de todas as regiões do Estado participarão da Agrotins. A previsão é que 28 ônibus tragam cerca de 1.200 produtores à Feira. Além dessas pessoas, grupos de estudantes e visitantes em geral também participarão da Feira. (Ascom Seagro)