Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

Na manhã desta quarta-feira, 9, o governador Siqueira Campos, acompanhado do ministro da Agricultura, Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho, realizará a abertura oficial da 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária. O evento de abertura acontecerá a partir das 9 horas da manhã e deve contar com a presença de secretários do governo, produtores rurais, prefeitos e demais autoridades.

A cerimônia de abertura da Agrotins acontecerá no Auditório Tocantins, situado no Pavilhão Institucional do Centro Agrotecnológico de Palmas. Contudo, antes da cerimônia, o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, acompanhará o governador Siqueira Campos e o ministro Mendes Ribeiro numa visita pelos portais da Pecuária, da Piscicultura, da Irrigação e ainda por vários estandes da Feira.

Com o tema “Irrigação: Negócio Sustentável Líquido e Certo”, a maior Feira de Tecnologia Agropecuária da Amazônia, começou nesta terça-feira, 8, e segue com uma variada programação até o sábado, 12. A expectativa, é que cerca de 70 mil pessoas passem pelo Centro Agrotecnológico, entre produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes e público em geral. A Feira recebe pessoas de todo o Tocantins e de estados vizinhos, como Maranhão, Bahia, Mato Grosso e Pará.

Para garantir a participação dos pequenos produtores de todas as regiões do Estado, a Secretaria da Agricultura, que é responsável pela organização do evento, através de uma parceria com o Ruraltins, organizou 28 caravanas dos municípios para participarem da Agrotins.

Programação

A 12ª Agrotins conta com 432 estandes de instituições e empresas ligadas ao agronegócio. Além disso, o visitante pode visitar 61 clínicas tecnológicas, participar de 80 palestras, 10 cursos, três visitas técnicas, nove dinâmicas de máquinas e plantio, dois Fóruns (de Agricultura Irrigada e o de Reprodução Animal) e as gincanas esportivas. A programação conta ainda com o I Encontro de Confinadores, Encontro de Bovinocultura de Leite, Encontro de Bovinocultura de Corte, Ciclo de Palestras sobre Silvicultura, Ciclo de Palestras sobre Biocombustíveis, Torneio leiteiro, julgamento de bovinos, ovinos e caprinos e provas equestres. (Ascom Seagro)