Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com o tema “Irrigação: Negócio sustentável, líquido e certo, a 12ª edição da Agrotins -Feira Agrotecnológica do Tocantins, o governo do Estado oferece oportunidades de negócio e capacitação aos pequenos produtores rurais.

Conforme o coordenador de Meio Ambiente do Ruraltins, Anibal Pereira Roque, diversos projetos estão sendo desenvolvidos para o Portal da Agricultura Familiar. “O objetivo é mostrar, de forma simples, as tecnologias que estão ao alcance do produtor rural oportunizando a otimização da produção agrícola anual”, explica.

Dentre as inúmeras oportunidades de capacitação durante a feira, o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins promoverá diversas oficinas, dentre elas “Alternativas para a pequena propriedade”, cujo objetivo é orientar os pequenos agricultores quanto aos métodos de irrigação por gotejamento e microaspersão.

O técnico agrícola do Ruraltins, Felismino Coelho, explica que por meio da oficina, os produtores terão a oportunidade de conhecer técnicas simples e baratas que garantem a produção o ano todo, mesmo no período seco. “Esses sistemas servem para qualquer tipo de cultura. Porém, durante a Feira vamos demonstrar o sistema com as culturas de banana, maracujá, abobrinha, melancia, milho, dentre outras”, acrescenta.

A oficina ocorre nesta quarta-feira, 9, a partir das 9h, no Portal da Agricultura Familiar, no Centro Agrotecnológico de Palmas

Programação diversificada

O Ruraltinsoferecerá ainda uma programação variada aos agricultores familiares, com palestras, clínicas, vitrines tecnológicas e atividades relacionadas à ovinocultura, avicultura de corte, sistema florestal, bovino de leite, dia de campo. Em parceria com a Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, haverá uma mobilização para trazer pequenos agricultores de todas as regiões do Estado.