Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Durante o Ciclo de Palestras sobre a Silvicultura, realizado na Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, na manhã desta quinta-feira, 10, Alisson Moura Santos, pesquisador da Embrapa Florestas no Tocantins, afirmou que o Tocantins desponta como o Estado de maior crescimento em silvicultura no País. Em 2006, segundo o pesquisador, a silvicultura possuía 17 mil hectares plantados, em 2011 aumentou para 83 mil, um aumento de mais de 400%.

O crescimento da silvicultura no Tocantins é resultado de diversos fatores. Entre os avanços, o Moura Santos citou a logística, planos de estratégias eficientes, solos adequados e áreas disponíveis para o reflorestamento, hidrovia e ferrovia. “Em investimentos e plantio, o Tocantins está à frente de Estados como o Goiás e Mato Grosso. A projeção para os próximos anos é animadora. A expectativa é chegar em 2017 com 700 mil hectares de florestas, ultrapassando os 83 mil hectares atuais”, informou.

O consultor e projetista da AmazonAgro, Moacir Gonçalves de Oliveira, também avalia o reflorestamento no Estado de forma positiva. A empresa trabalha com cerca de 50 produtores, em diversas regiões do Estado com plantio de eucalipto e seringueira, em uma área de 10 mil hectares. “O positivo é que todas as regiões do Tocantins são propícias para essa cultura. Temos projetos de médio e longo prazo aqui no Tocantins”, argumentou.

Agrotins

A Feira, que segue até o sábado, dia 12, é realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas. (Ascom Seagro)