Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de atrair investimentos, firmar protocolos e fortalecer os interesses entre o Estado do Tocantins e a Espanha, o governador Siqueira Campos, juntamente com uma comitiva composta por secretários de Estado, empresários e representantes de entidades voltadas ao desenvolvimento da indústria e comércio, embarca nesta próxima terça-feira dia 15 de maio para a cidade espanhola de Madrid. A comitiva permanece naquele País até o dia 25 de maio a fim de definir acordos e firmar parcerias entre o Governo do Tocantins e o Governo Espanhol.

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, um dos membros da comitiva que acompanha o Governador àquele País, a expectativa é que os acordos firmados a partir da missão gerem investimentos para o Estado nas mais diversas áreas, desde grandes obras de infraestrutura até a tercerização de unidades de conservação.

“Os investimentos e trocas de tecnologias que serão proporcionados por esta missão oficial, sem dúvida, impulsionarão a economia tocantinense de forma definitiva, atingindo diversos setores da economia local. Em termos de valores podemos estimar inicialmente algumas dezenas de milhões de reais”, acrescenta Divaldo.

Compõem a comitiva, com ônus total para o Estado, a primeira-dama do Estado, Marilúcia Uchoa Siqueria Campos; o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo; o secretário da Indústria e Comércio, Paulo Henrqiue Massuia; o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende; a secretária da Cultura, Kátia Rocha; o secretário chefe da Casa Militar, Cel. Luiz Cláudio Benício e o secretário executivo da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Ruiter de Pádua.

Também participam da viagem, sem ônus para o Estado, o presidente do Tribunal de Contas, Severiano Costa Andrade; o deputado federal Irajá Abreu; a diretora técnica do SEBRAE-TO, Maria Emília Mendonça; o empresário da Indústria hoteleira Jair Corrêia, o empresário da indústria da carne Oswaldo Stival; o presidente do Sindicato da Insdústria da Construção Civil do Estado do Tocantins, Paulo Eduardo Tavares Vieira; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Roberto Pires, e o empresário da indústria da construção civil Wilton José Machado e o empresário da indústria da construção civil Humberto Nogueira Siqueira;. com ônus parcial para o Estado, quanto ao fornecimento de passagens aéreas, também embarca para a Espanha o prefeito municipal de Tocantínia e presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Manoel Silvino Gomes Neto.

Programação

Dentre os diversos compromissos estão previstas reuniões com Ministros de Estado e empresários espanhóis. O início dos trabalhos está previsto para o dia 21 de maio. Pela manhã, a comitiva tocantinense deve ser recebida pelo Ministro da Alimentação, Agricultura e Meio Ambiente para demonstração do sistema de rastreabilidade do gado espanhol e assinatura do acordo de cooperação entre o Governo do Tocantins e a empresa Tracsa.

Ainda pela manhã deve ocorrer uma reunião com a direção geral do desenvolvimento rural e política federal. Os assuntos abordados abrangerão irrigação atual e futuro na Espanha e no Tocantins. Busca de soluções tecnológicas e modelos de gestão que possam ser transferidos para o Estado. Ainda no dia 21, no período da tarde, ocorrerá uma visita ao Centro Nacional de Tecnologia da Irrigação.

No dia 22, no período da manhã a comitiva participa de uma reunião com o presidente da empresa Tragsa - Empresa de Transferência Agrária e representantes da Universidade de Córdoba, sobre o desenvolvimento territorial. No período da tarde a reunião será com empresários do setor da infraestrutura, meio ambiente e irrigação.

No dia 23 a programação inclui uma visita ao Centro de Coordenação e um jantar de negócios com representantes de mais de 20 empresas espanholas. No dia 24, a comitiva tem encontro com o Departamento de Conservação da Natureza e Serviços de Comunicação e energia. No período da tarde ocorrerá uma reunião onde serão expostas as características geográficas e sócioeconômicas do Tocantins a empresários e políticos espanhóis.

No dia 25 a comitiva visita o Mercamadrid, um mercado com atividades comerciais. Em seguida ocorrerá a assinatura de convênio de cooperação com Associação de Mulheres de La Rioja e Fundesarte. Em seguida será promovida uma reunião com o Diretor Executivo da O.M. de Turismo, Márcio Fasvilla. Ao final do dia será realizada uma reunião na Embaixada Brasileira para elaboração de conclusões e um coquetel de finalização. (Secom)