Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário participará da V Feapa - Feira de Alimentação e Agricultura Familiar da região do Bico do Papagaio, no extremo Norte do Estado. A Feira acontecerá de 17 a 20 de maio, em Palmeiras do Tocantins, no Parque de Exposição da Agricultura Familiar Bentinho da Silva Bezerra, no KM 28 da Rodovia TO-415. A abertura oficial, que contará com a presença de autoridades políticas, produtores, expositores e população em geral, será realizada na quinta-feira, dia 17, às 18 horas.

Devem participar da Feira cerca de 80 expositores da agricultura familiar de 10 municípios do Tocantins e do Maranhão, vizinhos a Palmeiras. Nos quatro dias, a estimativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo evento. A expectativa é movimentar cerca de R$ 400 mil em negócios envolvendo agricultores familiares, além de artesãos, empresários do ramo de máquinas, implementos agrícolas e serviços, entre outros.

Segundo a presidente do IDEP – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Palmeiras do Tocantins, Nalva Braga, o objetivo da Feira é fortalecer a produção da região. “A nossa intenção é envolver toda a cadeia da agricultura familiar, estimulando a produção e o comércio para a geração de emprego e renda regional, como também impulsionar, a cultura da culinária”, disse.

Programação

Nos quatro dias, haverá uma vasta programação: cursos de qualificação, cavalgada, exposição de produtos agrícolas, torneio de futebol do agricultor familiar, leilão de animais, desfile para escolha do garoto e garota da Feapa 2012, concurso para escolha do agricultor nota 10, shows musicais, entre outras atividades.

Segundo informação do IDEP, instituto responsável pelo evento, a novidade para este ano é a atenção especial para a criação do gado de leite, com a realização de um torneio leiteiro. (Ascom Seagro)