Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

O secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza entregou nesta terça-feira, 22, seis ônibus escolares, sendo três deles para a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, um para a APAE de Paraíso e dois para a Prefeitura de Monte Santo.

Em Paraíso, a Secretaria Municipal de Educação atende com veículos escolares cerca 563 alunos, alguns deles vindos do município de Porto Nacional, perfazendo uma média de 32 rotas. Para a secretária municipal de Educação, Iracy Rodrigues da Silva Barbosa, os ônibus chegaram em boa hora, porque a prefeitura estava tendo algumas dificuldades para transportar os alunos. Segundo Iracy, com os ônibus novos haverá mais conforto para o transporte dos alunos e maior capacidade.

Para transportar os alunos às escolas, a prefeitura de Paraíso dispõe de 23 kombis, sendo 20 alugadas, três ônibus e três micro-ônibus.

O secretário Danilo explicou que a ação faz parte da política de valorização da educação, uma meta do Governo do Tocantins, em ofertar a todas as unidades escolares condições para o seu funcionamento com qualidade. O secretário frisou que os ônibus escolares foram adquiridos com recursos do BNDS.

Mais ônibus

Os ônibus têm capacidade para comportar 26 alunos, possuem cadeiras tipo poltronas e tem o objetivo de facilitar o acesso do aluno da zona rural à escola. O Governo do Estado está adquirindo 220 ônibus escolares para atender todos os municípios tocantinenses e as 28 APAEs.

O Governo do Estado começou a fazer a distribuição dos ônibus escolares no último dia 12 de maio, na região do Bico do Papagaio, onde foram entregues 15 unidades e no dia 18, com a entrega de um veículo para a APAE de Colméia. Ao todo foram entregues 21 novos ônibus escolares.

Solenidade

Participaram da solenidade realizada na Prefeitura de Paraíso: o secretário Danilo de Melo; o prefeito de Paraíso, Paulo Tavares; o prefeito de Monte Santo, Cleodson Aparecido de Sousa; o presidente da Câmara de Paraíso, Lafaiete Félix Lobo; a diretora regional de Ensino Meyrivane Teixeira Santos Arraes, entre outras autoridades.(Ascom Seduc)