Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cristiano Machado Governador Siqueira Campos posa para foto na cabine de comando de metrô em Zaragoza, na Espanha Governador Siqueira Campos posa para foto na cabine de comando de metrô em Zaragoza, na Espanha

O governo do Tocantins firmou nesta sexta-feira, 25, protocolo de intenções com o grupo espanhol FCC Construções para estudos de viabilidade de implantação de sistema de metrô de superfície em Palmas e construção de hospitais no Estado. A assinatura ocorreu na sede da Embaixada do Brasil em Madri, onde o governador Siqueira Campos lidera comitiva oficial do Estado em busca de investimentos e parcerias com empreendedores e autoridades espanholas.Firmaram a parceria o governador Siqueira Campos e o diretor da FCC, Alejandro Cisneros Muller, com aquiescência do embaixador do Brasil em Madri, Paulo de Oliveira Campos.

Nesta sexta-feira, o governador e membros da comitiva foram até Zaragoza conhecer as instalações da Transvia. Na apresentação feita por membros do grupo, a comitiva conheceu todo o sistema, com destaque para o funcionamento do metrô, prazos médios de obras, entre outras informações. “Transporte urbano magnífico, moderno, funcional e eficiente, capaz de mudar até o sentimento de um povo”, disse, impressionado, o governador.

Siqueira Campos, secretários de Estado e empresários assistiram a apresentação do sistema, visitaram fábrica de vagões e percorreram um trecho de trem na área central da cidade. Descontraído, durante o percurso o governador posou para fotos na cabine do vagão. “É um transporte urbano magnífico, moderno, funcional e eficiente, capaz de mudar até o sentimento de um povo”, disse, após percorrer por alguns minutos o centro da cidade.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, no caso do metrô de superfície, há possibilidade de implantar o sistema em Gurupi, Araguaina e Araguatins. “O Governador determinou que os estudos já incluíssem, além de Palmas, Gurupi, Araguaina e Araguatins”, disse.

Com empresários

Após a verificação do sistema do metrô de superfície em Zaragoza, o governador participou de uma série de reuniões com empresários no setor comercial da Embaixada. O local foi cedido pela Embaixada do Brasil em Madri. Participaram representantes de diversos segmentos da Espanha. Acompanhado por secretários de Estado, Siqueira Campos atendeu a todos separadamente, quando discutiu detalhes específicos de cada área, projetos ou setor de interesse dos convidados. E orientou os secretários que mantivessem os contatos para que as conversações avancem. Ainda na Embaixada, Siqueira Campos assinou convênio com Fundesarte, para intercâmbio com artesãos com objetivo de melhorar a qualidade da produção com experiências de gestão e tecnologias espanholas. (Secom)