Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25, na cidade de Natividade a criação do primeiro Consórcio Intermunicipal da Região Sudeste do Tocantins.

A criação dos consórcios regionais é uma iniciativa do Governo do Estado, que através da Secretaria Estadual das Cidades e do Desenvolvimento Urbano está auxiliando as prefeituras municipais na constituição legal das entidades.

O consórcio intermunicipal da região sudeste do Tocantins reúne 27 municípios que totalizam 150.474 habitantes (fonte IBGE, Censo 2010) e sua sede fica na cidade de Natividade.

A assembleia ordinária de criação do consórcio aconteceu no Basa Clube, em Natividade e contou com a presença de 19 prefeitos, vários vereadores, vice-prefeitos, lideranças regionais e representantes do governo do estado: Secretaria do Planejamento, Secretaria do Meio Ambiente e Agência Tocantinense de Saneamento.

Houve o registro de apenas uma chapa para concorrer aos cargos de presidente e vice do consórcio e apenas os prefeitos presentes tiveram direito a voto; a eleição de Joaquim do Posto, prefeito de Natividade para presidente e de Enoque de Sousa Alves, prefeito de Palmeirópolis para o cargo de vice-presidente foi por aclamação.

Joaquim do Posto agradeceu a confiança que recebia dos prefeitos e disse da grande responsabilidade que estava assumindo com a região sudeste do Tocantins; Enoque, vice presidente, elogiou a criação do consórcio e falou da importância de estarem sempre buscando melhorias para a região de forma organizada, em conjunto os municípios se fortalecem.

Representando o secretário Sandoval Cardoso, o subsecretário da Secretaria das Cidades falou do compromisso do Governo do estado em apoiar e auxiliar os municípios nessa etapa de criação dos consórcios e elogiou o empenho dos prefeitos, que logo poderão estar recebendo benefícios através dos consórcios. (Assessoria)