Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Municiado com um relatório completo sobre a chegada e distribuição do Sedex em Palmas, o vereador Lúcio Campelo (PR) argumentou que há uma ingerência nos Correios do Tocantins que esta colocando em risco a saúde dos carteiros de Palmas e comprometendo o desempenho do seu trabalho. Segundo o vereador mesmo com a mudança de classificação da cidade, com um prazo de 48h para a entrega do Sedex, os carteiros são obrigados a trabalhar na entrega no período da tarde, situação prejudicial à saúde dos servidores que em nada tem melhorado atendimento à população.

Segundo Campelo, no dia 7 de março deste ano, o diretor regional dos Correios do Tocantins, solicitou à Diretoria Central, em Brasília, a mudança do prazo de entrega do Sedex em Palmas de 24h para 48h. O diretor alegou que devido o horário de chegada das correspondências e envelopes no aeroporto e a distância até a central de distribuição estaria interferindo na logística de recebimento e processamento das correspondências, o que ocasiona um grande número de atrasos na entrega dos materiais. Nos documentos apresentados pelo vereador republicano, no dia 29 de março houve resposta para solicitação, mudando a classificação de Palmas para a entrega do Sedex.

Campelo questiona o motivo para os carteiros trabalharem na entrega no período da tarde, colocando sua saúde em risco em virtude do sol forte, que pode ocasionar além do mal estar, doenças de pele e respiratórias, por causa da baixa umidade do ar, uma vez que o prazo de entrega foi aumentado. “Se o prazo de entrega foi estendido para 48h, porque a equipe não pode trabalhar na entrega do período da manhã. Qual o motivo para expor essas pessoas a um calor extremo, sujeitas a doenças como o câncer de pele”, questiona o vereador.

O vereador ainda ressalta que este é um pleito antigo do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Estado do Tocantins (SIntect-to) e também fruto de uma representação no Ministério Público do Trabalho. “Nós não vemos na atuação da gestão dos Correios a intenção de melhorar nem a vida dos funcionários, quem dirá melhorar a prestação dos serviços oferecidos à população”, disse.

O parlamentar também coloca que a entrega das correspondências será antecipada em 4 horas em relação ao prazo praticado atualmente com a mudança para entrega no período da manhã. Segundo o relatório apresentado por Campelo, a carga postal é recebida em Palmas, diariamente por volta das 11h no Centro de Distribuição e sua triagem só é feita no outro dia pela manhã para posterior entrega a tarde. Se carga postal foi distribuída no período da tarde do mesmo dia e entregue no dia seguinte o processo será antecipado. “Recebi uma correspondência que havia sido postada há 20 dias. Não tem como levar 20 dias para uma carta chegar de São Paulo a Palmas, temos que cobrar melhorias na gerência do Correios do Tocantins”, finaliza. (Ascom Lúcio Campelo)