Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Melhorar as condições de saúde, impedindo acidentes nos ambientes de trabalho é o principal objetivo da Oficina de Vigilância em Saúde do Trabalhador, que será realizada nos dias 11,12 e 13 junho, a partir das 8h, no auditório da Secretaria da Saúde de Palmas. Promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Palmas, (Cerest/Palmas), a oficina vai capacitar fiscais da Vigilância Sanitária de 19 municípios que compõem a regional.

“Nas rotinas de trabalho, os fiscais vão ser habilitados para identificar riscos que possam gerar acidentes ou doenças aos trabalhadores no processo de produção”, explica Jaciela Margarida Leopoldino, gerente do Cerest-Palmas.

Intervir para melhorar

Segundo Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas, os fiscais vão ainda desenvolver ações de intervenção em ambientes e processos de trabalho insalubres, a exemplo do que já acontece aqui na Capital. “A preservação da saúde do trabalhador é importante tanto para o patrão como para o empregado e também para o SUS. É necessário evitar acidentes e que o local de trabalho se converta em ambiente de transmissão de doenças”, assegura o secretário.

Municípios participantes

Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Cristalândia, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Miracema, Miranorte, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso, Pugmil, Pium, Rio Sono, Rio dos Bois e Tocantínia.

Números em Palmas

ACIDENTES

AGRAVOS

2010

2011

2012

Números de acidentes de trabalho grave e fatal

402

270

20

Números de casos de Doenças relacionadas ao trabalho

205

172

26

(Ascop)