Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ao dar continuidade aos pleitos que tem realizado a favor da liberação da pista do aeroporto de Araguaína, o senador Vicentinho Alves apresentou, nesta quarta-feira, 13, a diretores da Agência Nacional de Aviação Civil o documento com a decisão proferida pelo Juiz Sérgio Aparecido Paio, da 2ª Vara da Fazenda Pública e Registros da Comarca de Araguaína, que desembarga a pista do aeroporto para a devida operacionalização.

A decisão proferida pelo juiz na tarde de ontem, 12, homologa o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Governo do Tocantins, a prefeitura de Araguaína e o Ministério Público Estadual e que foi firmado no início desta semana.

Durante a audiência realizada na ANAC, o senador Vicentinho Alves, acompanhado do secretário de infraestrutura do Tocantins, Alexandre Ubaldo, expôs ao superintendente de infraestrutura aeroportuária, Fábio Rabane, e ao diretor de regulação econômica, Ricardo Bezerra, ambos do órgão regulador, que a decisão judicial estabelece os critérios para o devido funcionamento da pista.

Ao apresentar a decisão judicial, o senador Vicentinho Alves recebeu a confirmação da diretoria da agência, que a ANAC agilizará junto ao Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) a elaboração da documentação necessária(o NOTAM –documento que relaciona informações sobre condições aeroportuárias que abrangem quesitos de operação, eficiência e segurança aéreas)para liberar a pista do aeroporto de Araguaína para operação.

"A ANAC garantiu que a documentação será encaminhada ainda hoje à aeronáutica, atestando que o aeroporto de Araguaína tem a devida condição para a operação de voos. Acreditamos que teremos boas notícias, em definitivo, nos próximos dias”, afirma o senador.(Com informações da Assessoria do Senador Vicentinho Alves)