Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Siqueira Campos e o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos estiveram em Brasília na manhã desta sexta-feira, 15, participando de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff.

O governador está otimista com o resultado do evento que reuniu os governadores das 27 unidades federativas. “A presidente disse que quer colaborar com o país e com o crescimento dos estados”, ressaltou ele animado.

Durante a solenidade Dilma Rousseff apresentou medidas que permitirão a ampliação da capacidade de investimento dos estados num momento em que a economia mundial passa por um período de crise. A intenção do governo federal é evitar que o País tenha seu crescimento estagnado.

Siqueira Campos também explicou que durante a ocasião foi anunciada a criação de uma linha de crédito especial denominada de Pró-Investe. “Serão R$ 20 bilhões, e esses recursos serão disponibilizados através do BNDES, especificamente para os estados”, explicou o Governador destacando que a presidente Dilma ressaltou que 50% desses recursos serão divididos igualmente entre as unidades federativas, e os outros 50%, através da utilização de critérios especiais. “Eu disse a ela que não utilizasse apenas a renda per capta e sim o índice de pobreza de cada estado”, frisou ele.

O governo federal ainda vai definir os limites de financiamento para cada estado. O prazo limite para contratação dos empréstimos é 31 de janeiro do próximo ano. O governador Siqueira Campos disse que aproveitou a oportunidade para solicitar a presidente a implementação de um programa que oferecesse recursos para a criação de linhas de crédito específicas para pessoas de baixa renda. “Disse a ela que além do dinheiro para financiar os pequenos negócios essas pessoas deveriam ser qualificadas através do sistema ‘S’”, falou ele.

Pró-Investe

O ministro Guido Mantega explicou que o dinheiro deve ser disponibilizado pelo BNDES nos próximos anos e depende apenas de resolução do Conselho Monetário Nacional, o que deve acontecer já na próxima semana. O tempo de financiamento é de 20 anos, com mais um ano de carência. “Os governadores também pediram a presidenta que aumentasse essa carência para dois anos”, disse o governador Siqueira.

Capim Dourado

O governador Siqueira Campos presenteou a presidente Dilma Rousseff com objetos artesanais feitos com capim dourado. “Ela ficou encantada, disse que é um milagre da natureza e que realmente parece ouro”, falou o gestor. O governador também explicou que presidente pretende presentear todos os chefes de Estado participantes da Rio+20 com itens desse artesanato tocantinense. (Com informações da Agência Brasil)