Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Aeronáutica emitiu no começo da noite desta sexta-feira, 15, o Notam (sigla para Notice to Airmen) ou “aviso aos aviadores” de que o aeroporto de Araguaína está autorizado a operar a partir de 22h38 desta sexta até o dia 13 de setembro às 23h59. Esse prazo corresponde aos 150 dias solicitados pelo Estado para fazer a correção do microrevestimento da pista do aeroporto, exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Ao receber a notícia, o Governador Siqueira Campos afirmou que o Estado vai assumir a administração do aeroporto com a concordância do prefeito de Araguaína, Valuar Barros. "O Estado fará, de vez, o balizamento noturno para que o aeroporto possa atender as linhas alternativas nacionais e até internacionais", disse. Ainda de acordo com o Governador, o serviço será feito com recursos do Estado. "É um compromisso, um esforço que faremos por causa da importância de Araguaína para a economia do Estado", comentou.

O Governador fez questão de ressaltar a participação do senador Vicentinho Alves e integrantes do Governo na tarefa de buscar a solução para o problema. "O senador Vicentinho Alves não mediu esforços nessa incansável luta pela liberação do aeroporto junto com os secretários Alexandre Ubaldo [Infraestrutura] e André Mattos [procurador geral do Estado]. Uniram esforços, com apoio dos demais para que houvesse a solução", disse.


O Governador afirmou ainda que espera contar com o apoio dos empresários e entidades de Araguaína na manutenção do aeroporto.


Esforço


Segundo o governo, esta liberação deve-se ao esforço concentrado dos órgãos estaduais, por determinação do Governador Siqueira Campos, que colocou o secretário da Infra-estrutura, Alexandre Ubaldo, e o procurador geral do Estado, André Mattos, em máxima dedicação para solução do problema (que envolvia decisão judicial) nos últimos dias. ( Secom)