Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Conhecer os trechos escolhidos pela população dos municípios tocantinenses a receber recursos do Banco Mundial, através do PDRIS - Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável é um dos objetivos da missão técnica do Bird, que estará neste sábado em Paraíso, às 8h30.

O Governador Siqueira Campos determinou à secretária de Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Vanda Paiva, que acompanhe os técnicos Eric Lanceloti e Satoshe Ogita nessa nova missão no estado. A comitiva terá audiência com o prefeito Paulo Tavares, na Prefeitura Municipal. Logo após acompanham de perto os empreendimentos apontados nas Audiências Públicas do PDRIS que receberão financiamento do Banco Mundial.

De acordo com a secretária Vanda Paiva, os técnicos seguem para o Cantão, onde conhecerão o parque que é considerado uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira. “Vamos apresentar o Cantão para a comitiva do Banco Mundial e buscar o apoio desta instituição financeira para o parque”, enfatizou a secretária.

As visitas técnicas prosseguem no domingo, onde a comitiva estará em Araguacema. Na oportunidade eles farão visita técnica nos trechos apontados nas Audiências Públicas.
Durante as Audiências Públicas os municípios foram ouvidos quanto às indicações de trechos de estradas vicinais para composição do PDRIS, que o Governo do Estado está implementando em parceria com o Banco Mundial, com previsão de investimentos de US$ 375 milhões para obras de infraestrutura e capacitação de pessoal. Assim o Governo do Tocantins democratiza o investimento em infra-estrutura nas estradas vicinais.

Nessas audiências a população de cada município aponta suas prioridades quanto à necessidade de melhorias nas estradas vicinais, podendo ser obras de encascalhamento, pontes de até 30 metros, galerias bueiros e gabiões. Depois de estudos de viabilidades técnicas e econômicas, os trechos eleitos podem integrar o PDRIS ou outros programas desenvolvidos pelo Governo do Estado, com o intuito de melhorar a trafegabilidade nas estradas tocantinenses.

Nas audiências públicas, além da escolha dos trechos a serem beneficiados pelo PDRIS, a comunidade recebe informações sobre a importância da conservação das estradas, como elas são projetadas de forma a proteger o meio ambiente.

A missão do Banco Mundial estará orientando as equipes de técnicos do Estado para que ocorra um deslanchamento mais rápido das obras para começar as licitações.

O Governador Siqueira Campos e o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos estiveram em Brasília na manhã desta sexta-feira, 15, participando de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff.
O Governador está otimista com o resultado do evento que reuniu os governadores das 27 unidades federativas. “A presidente disse que quer colaborar com o país e com o crescimento dos estados”, ressaltou ele animado.


Durante a solenidade Dilma Rousseff apresentou medidas que permitirão a ampliação da capacidade de investimento dos estados num momento em que a economia mundial passa por um período de crise. A intenção do governo federal é evitar que o País tenha seu crescimento estagnado.


Siqueira Campos também explicou que durante a ocasião foi anunciada a criação de uma linha de crédito especial denominada de Pró-Investe. ( Com informações da Secom)