Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Diretoria de Atenção Básica, imunizou no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 59,65% das crianças menores de cinco anos. Um total de 1.724 crianças foi vacinado contra a paralisia infantil no último sábado, dia 16. A meta é de vacinar 2.890 crianças. A campanha segue até o dia 06 de julho.

A Diretoria de Atenção Básica também está aproveitando o momento para atualizar a Carteira de Vacinação das crianças, com as vacinas tetravalente, tríplice viral e febre amarela.

No Tocantins, a imunização alcançou 45,14% da meta, vacinando 56.279 crianças menores de cinco anos. A meta é de vacinar 124.688 em todo o Estado.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. É caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito.

Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação é a única forma de prevenção e erradicação da poliomielite. (Com informações Portal da Saúde)