Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O gerente de projetos do Banco Mundial (BIRD), Eric Lancelot, esteve no final da tarde desta segunda-feira, 18, com o Governador Siqueira Campos, em companhia dos secretários de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, do Planejamento, Vanda Paiva, e da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, para comunicar a complementação das negociações para concessão do empréstimo para realização do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS). O programa prevê o investimento de 375 milhões de dólares na área de infraestrutura.

Lancelot elogiou o profissionalismo da equipe do Tocantins, que conseguiu complementar as negociações em apenas um dia, quando o previsto era cinco dias. O gerente, que participou de uma vistoria a áreas que serão beneficiadas com o programa em Paraíso do Tocantins, se disse impressionado com a biodiversidade do Estado, após passar o final de semana no Parque Estadual do Cantão. Segundo Eric, o Banco Mundial tem interesse em investir em ecoturismo.

Uma equipe do BIRD fica no Estado até o final de semana, o projeto deve ser encaminhado aos técnicos do banco em Washington no próximo mês e, logo após analisado, será encaminhado ao Senado Americano para aprovação. Eric Lancelot prevê para agosto a aprovação do projeto e a vinda da primeira missão para supervisão oficial do programa. A previsão para assinatura do contrato é setembro e se houver algum contratempo, no começo de outubro.

O Governador Siqueira Campos lembrou que o BIRD tem sido parceiro de primeira hora do Tocantins e tem uma participação muito grande no desenvolvimento do Estado. (Secom)