Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Professora Eurides Alves Gomes visitou a exposição Professora Eurides Alves Gomes visitou a exposição

Os avanços da medicina ortopédica estão sendo apresentados em uma exposição montada no hall do IOP – Instituto Ortopédico de Palmas, desde esta última terça-feira, 19. São mais de 60 peças que representam partes ósseas do corpo humano e a tecnologia de tratamento, em caso de fraturas. A mostra faz parte das comemorações dos três anos da nova unidade hospitalar em Palmas, além dos 17 anos de investimentos do IOP no Tocantins.

Quem visitar a exposição irá conferir as partes do corpo humano, como pé, mão, quadril, crânio, clavícula, cotovelo, fêmur, costelas, tíbia, rádio, vértebras. E ainda as tecnologias de tratamento de quatro tipos de fratura: com fixação de placas, de fêmur, artroscopia do quadril e haste bloqueada de tíbia.

De acordo com o diretor do IOP, o médico ortopedista Neymar Cabral de Lima, a intenção é apresentar para os usuários e comunidade quais os procedimentos adotados em cada parte óssea do nosso esqueleto.

“Uma coisa é nós, médicos, falar, explicar. Aqui, nós estamos dando a chance das pessoas ver e conhecer também os materiais usados durante as cirurgias. E também algumas operações que elas mesmos já tenham feito, ou precisem fazer”, comentou o diretor acrescentando que durante todo o período da exposição estarão sendo exibidos filmes explicativos detalhando como todo o procedimento é realizado. Em momento haverá ainda a presença de um dos especialistas para tirar dúvidas do visitante.

A professora Eurides Alves Gomes, que é paciente do IOP, ficou encantada com o que viu.

“Nossa! Eu não imaginava que isso era feito assim. É uma aula de ciências, biologia. A gente vem para o hospital para cuidar da saúde e aproveita para aprimorar os conhecimentos. Fantástico!”, disse contente a professora.

A aposentada Levina Borges dos Santos também gostou muito do que viu. “Achei interessante tudo. Os equipamentos que são usados para tratar dos ossos quebrados. Iniciativa marcante”, comentou a aposentada.

A exposição, que segue até a próxima sexta-feira, 22, é uma realização do IOP, com apoio da coordenação do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins, Líder Comercial de Material Hospitalar e CTO – Centro de Tecnologia Ortopédica.