Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Uma missão do Governo do Estado composta dos secretários Alexandre Ubaldo, da Infraestrutura; Vanda Paiva, do Planejamento e Modernização da Gestão Pública; e do procurador-geral do Estado, André Luiz de Matos, embarcará para a Itália, no próximo dia 22, para negociar os termos de um contrato com o BBVA - Banco Bilbao Vizcaya Argentaria S/A. A viagem prossegue até o dia 30.

Um aporte financeiro na ordem de mais de US$ 168 milhões será investido em diversas obras de infraestrutura viária no Tocantins. O dinheiro faz parte de uma operação de crédito realizada pelo Governo do Estado com o Banco.

De acordo com a secretária Vanda Paiva, o BBVA irá realizar o financiamento juntamente com um banco alemão. “O total do financiamento é de pouco mais de US$ 143 milhões, o restante faz parte da contrapartida do Estado”, explicou ela.

A secretária destacou que durante a visita todos os termos da minuta do contrato serão debatidos entre os representantes do governo brasileiro e os integrantes da instituição financeira. “Após isso, voltaremos ao país com uma minuta, acordada entre as partes, que seguirá para aprovação do Senado Federal”, frisou ela dizendo acreditar que o contrato seja assinado em meados de setembro.

O montante será utilizado na construção de 15 pontes (nas cidades de Campos Lindos, Recursolândia, Formoso do Araguaia e Miracema do Tocantins) e no término da ponte de Barra do Ouro. Além disso, quatro trechos de rodovias devem ser pavimentados. São eles: TO-130, entre Santa Tereza e Ponte Alta do Tocantins; TO-239, entre Itapiratins e Itacajá; TO-020, entre Recursolândia e Campos Lindos; e TO-425, entre Bielândia e Barra do Ouro. “Essas obras tem como objetivo melhorar o escoamento da produção tocantinense e foram propostas partir de um estudo realizado pela secretaria da Infraestrutura respeitando os anseios populares provenientes da Agenda Tocantins”, completou a gestora. (Secom)