Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Para atender a demanda do programa Tocantins Sem Sede, lançado na manhã desta segunda-feira, 25, o Estado do Tocantins deverá receber a instalação da 7ª unidade da Acqualimp, empresa mexicana responsável pela fabricação das cisternas para o Ministério da Integração Nacional, no programa Água Para Todos.

Segundo o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a implantação da fábrica de cisterna está a cargo do Governo do Tocantins. “A empresa que fabrica para o Ministério da Integração já manifestou o interesse em montar um filial aqui, devido ao volume de cisternas que serão produzidas e o Governo do Estado deverá definir o local onde se instalará a unidade industrial”, afirmou.

O governador Siqueira Campos informou que o local de instalação da empresa será o local mais estratégico para atender os municípios e o presidente da ATS – Agência Tocantinense de Saneamento, Edmundo Galdino, já está autorizado a fazer este estudo. A fábrica do Tocantins será a sétima unidade da empresa em todo o Brasil, com tecnologia vinda Austrália e México, que pode atender também o mercado de construção civil.

Para o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Sérgio Castro, a instalação da fábrica deve ser de imediato e a mão de obra será toda local, tanto para fábrica, tanto para a instalação das cisternas, com uma expectativa de aproximadamente 80 empregos só para a fábrica.

Cisternas

As cisternas armazenam a água da chuva coletada por um sistema de calhas ao redor das casas e ficam com parte da estrutura enterrada, para manter a água potável e fria. O processo de fabricação utiliza tecnologia limpa e segura. Feitas de polietileno, as cisternas são impermeáveis, sem risco de vazamento ou contaminação, têm alta resistência e durabilidade. Equipada com tampa, cada cisterna tem capacidade para armazenar até 16 mil litros de água.

Como a maioria das moradias possui cobertura de palha, foi criada uma tecnologia para captação de água. Será construída uma cobertura (abrigo) sobre a cisterna, melhorando as condições térmicas da água. As escavações de fundação serão feitas em forma de mutirão, com a participação dos beneficiários, aumentando o comprometimento das pessoas com a execução e manutenção do projeto. (Secom)