Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O secretário Nacional de Reordenamento Agrário do MDA – Ministério de Desenvolvimento Agrário, Adhemar Almeida, o governador do Estado, Siqueira Campos, e o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, farão a abertura oficial do III Encontro Estadual das Agricultoras Familiares na noite desta terça, dia 26. O evento terá início às 19h, no auditório da ATM – Associação Tocantinense de Municípios, e pretende promover a qualidade de vida entre as participantes.

Depois da abertura oficial será ministrada uma palestra motivacional ‘Lutas e Conquistas das Mulheres’, pelo secretário das Oportunidades, Ommar Hennemann. A solenidade também contará com uma apresentação de dança com mulheres.

Durante o III Encontro Estadual das Agricultoras, que segue até dia 28, serão abordados temas como a saúde da mulher; oficinas de reaproveitamento dos alimentos e plantas medicinais; seguro social; sexualidade humana; esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha; políticas públicas do Programa Brasil sem Miséria e PNCF - Programa Nacional de Crédito Fundiário; associativismo; entre outros. A programação contará, ainda, com palestras voltadas para a autoestima das mulheres, passeio a um Shopping Center e ao cinema.

Segundo a organização, são esperadas 300 mulheres para o evento.“Setenta por cento dos produtos que vão a mesa do brasileiro são da agricultura familiar e a mulher tem uma importância fundamental para a organização do setor”, disse o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua.

Organização

O encontro é uma realização da Seagro, em parceria com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, com apoio do Shopping Capim Dourado e o Ceste – Consórcio Estreito Energia. O evento também irá contemplar a exposição e comercialização de produtos no hall da ATM, como artesanatos do babaçu, capim dourado, fibra de bananeira e do buriti. (Ascom Seagro)