Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o tema central “Unir, Consolidar e Avançar”, acontece entre este próximo domingo 1º de julho até o dia 5, no Centro de Convenções de Palmas o Aquaciência 2012 - V Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. O evento visa refletir importantes necessidades da pesquisa no setor da aquicultura.

O evento considerado de referência nacional acontece pela primeira vez no Tocantins, sendo Palmas a sede do congresso científico, onde reunirá mais de 1000 pessoas de diversos segmentos, como comunidade científica, empresários, membros da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática e contará com conferencistas nacionais e internacionais.

Nesta edição, o Aquaciência objetiva promover debates sobre os avanços científicos e tecnológicos nos diferentes campos da aquicultura e biologia aquática bem como contribuir para o aumento da produção de pescado, primando pelos princípios da viabilidade econômica e da sustentabilidade ambiental.

Cerca de 20 técnicos e extensionistas do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins estarão participando do evento que trará novidades na área de pesquisas científicas, as quais poderão ser aplicadas no Estado, visando o melhoramento da produção no setor aquicola, como forma de promover o desenvolvimento econômico e social do Tocantins.

“O Aquaciência é de fundamental importância para nós do Ruraltins que trabalhamos com a extensão, uma vez que novos conhecimentos surgem a todo momento no campo da pesquisa, o que nos permite atualizarmos e aplicarmos essas inovações em benéficos dos produtores rurais do Tocantins”, considerou a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida.

No dia cinco de junho, às 9h30, acontecerá um painel tendo como moderadora a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida, onde serão apresentados quatro casos de sucesso com abordagens sobre desenvolvimento sustentável, cooperativismo, inovações na aquicultura, comercialização, políticas públicas e, ao fim, um debate.

Durante o congresso, o Ruraltins, juntamente com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e FAET– Federação da Agricultura do Estado do Tocantins disponibilizarão um estande, onde serão apresentadas as ações dos órgãos, além de informações sobre os projetos executados no Estado.

O Aquociência 2012 é uma realização da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio) e da Embrapa Pesca e Aquicultura.