Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Projeto para Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado, conhecido como Projeto Jalapão, será lançado oficialmente no Tocantins nesta terça-feira, 3, na sala de reuniões do Palácio Araguaia. O lançamento acontecerá às 9h30 e contará com a presença do governador Siqueira Campos, do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, do secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Klink, e dos prefeitos de Mateiros, São Félix, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição, Lagoa da Confusão, Pium e Caseara, que serão beneficiados com o projeto.

O projeto é fruto do acordo de cooperação Brasil-Alemanha, aprovada no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima 2011, do Governo Alemão, com recursos na ordem de 13,5 milhões de euros. Desses, 8,5 milhões de euros são provenientes do KFW – Banco Mundial Alemão e da GIZ – Sociedade Alemã para Cooperação Internacional, e 5 milhões de euros do Governo Brasileiro. A coordenação é do MMA – Ministério do Meio Ambiente e a gerência dos recursos está a cargo da CEF – Caixa Econômica Federal.

Os recursos serão investidos nas unidades de conservação da região do Jalapão, Cantão e nas comunidades do entorno na capacitação dos agricultores locais para substituição do uso do fogo na agricultura e manejo de pastagens, formação de brigadas de combate aos incêndios, desenvolvimento de sistemas de monitoramento e demais ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e queimadas irregulares.

Resultados da Rio+20

Durante o lançamento do Projeto Jalapão, o secretário Divaldo Rezende aproveitará a oportunidade para apresentar os resultados da recente participação do Tocantins na Conferência das Nações Unidades para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Mais de 100 pessoas integraram a delegação tocantinense na Rio+20, entre autoridades políticas, comunidades indígenas, quilombolas, empresários e organizações não governamentais, apresentando os potenciais turísticos, ambientais, culturais, sociais e econômicos do Estado para organismos e governos de todo o mundo. (Ascom Semades)