Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Celtins inaugura este mês uma subestação de energia em Cristalândia. Construída com recursos da concessionária e do Governo do Tocantins, a subestação vai melhorar a qualidade da energia fornecida para a região, pois a sua potência instalada é de 69 kV e a energia fornecida hoje vem de uma outra subestação de 34,5 kV, que será desativada.

A subestação está localizada bem mais próxima dos consumidores do que a atual, isto significa que haverá menos oscilações e faltas de energia e os eletrodomésticos correrão menos risco de queima, além de passarem a funcionar com mais eficiência. “A tensão de 69 kV oferece muito mais qualidade e vamos ter uma energia muito mais confiável em Cristalândia e na região. Além disto, utilizamos materiais e equipamentos, como as cruzetas de concreto, que são mais duráveis e com isto os desligamentos para manutenção demoram mais para acontecer”, explica o gerente de manutenção José Firmo Aguiar Júnior.

Além de possibilitar o atendimento de Cristalândia a subestação vai ser também mais uma opção de atendimento para Paraíso do Tocantins e Lagoa da confusão, pois em casos de emergência no sistema elétrico, a nova subestação oferece a possibilidade de socorrer os outros municípios e também receber socorro para a cidade onde está situada.

“Nos primeiros anos de existência do Tocantins trabalhamos muito na ampliação do sistema elétrico existente para atender ao acelerado crescimento do Estado e de alguns anos pra cá estamos investindo para ter um sistema cada vez mais estruturado, com mais qualidade para atender a crescente demanda de energia provocada pelo início da industrialização e pelo crescimento populacional.”, analisa Joaquim Guedes.

Últimos Detalhes

O diretor de Projetos Especiais e Distribuição em Alta Tensão, Joaquim Guedes e sua equipe visitaram a obra, que está em fase de conclusão, para checar a instalação dos equipamentos, a qualidade de cada um deles e as suas especificações técnicas, verificando se tudo está sendo feito de acordo com o projeto. De acordo com os visitantes o andamento da obra, tanto em relação aos materiais quanto aos prazos, está tudo conforme o planejamento. A previsão é oferecer este benefício para os moradores de Cristalândia e região até a segunda quinzena de julho.