Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Sesc Gurupi vai sediar, nesta segunda-feira, 9, a apresentação “Invenções e Canções – Recital de Música de Câmara”, com o grupo Palmas-Música. O evento começa a partir das 20h, no auditório do Sesc, localizado atrás do antigo Açaí Hotel, com entrada gratuita.

O recital didático “Invenções e Canções” tem como repertório invenções a duas vozes de Bach, que são pequenas composições musicais, usualmente para o teclado, construídas com base no diálogo entre duas melodias.

O grupo realizou arranjos dessas invenções para piano, violão, clarinete e flauta. O repertório é organizado em blocos que iniciam com uma invenção a duas vozes, ou outra peça instrumental como prelúdio, e em seguida uma canção na mesma tonalidade.

Além das invenções, a apresentação conta com canções de compositores famosos, como Alessandro Scarllati, Mozart, Waldemar Henrique, Cláudio Santoro, Villa Lobos e Oswaldo Lacerda. As canções selecionadas passam por diferentes períodos da história da música, privilegiando a canção de câmara brasileira.

A ideia surgiu com o objetivo de criar um repertório acessível ao público, através da junção entre música instrumental e vocal. Além de Gurupi, o recital será apresentado em Palmas, no Teatro Fernanda Montenegro (terça-feira, dia 10), em Paraíso do Tocantins, no Palácio da Cultura Cora Coralina (quarta-feira, dia 11) e em Porto Nacional, no Centro Cultural Durval Godinho (quinta-feira, dia 12).

Oficinas

Em Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, o grupo irá ofertar oficinas musicais, a partir das 15h.

Grupo Palmas-Música

É um coletivo de intérpretes e compositores que têm na música de concerto sua principal forma de expressão artística. O grupo atua em Palmas (TO) com iniciativas de formação de plateia e projetos artísticos a partir de obras escritas especificamente para o grupo.

Em 2008 e 2009, realizou a série Concertos em Pauta no Espaço Cultural de Palmas. Em 2010, estreou a micro-ópera “A Infanticida Marie Farrar” (Michel Sheir). Em 2011, gravou a obra “Centro Metropolitano” de Leonardo Luigi Perotto, com patrocínio do Banco da Amazônia S.A. Atualmente, realiza uma turnê pelo projeto SESC Amazônia das Artes, percorrendo 10 capitais no período de maio a setembro de 2012.

O recital “Invenções e Canções” será apresentado na segunda-feira, 09, no auditório do Sesc Gurupi, a partir das 20h. A entrada é gratuita.