Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) realiza, nesta terça-feira, 10, o lançamento do projeto de produção integrada de banana no Tocantins. O evento será no projeto São João, na propriedade do irrigante Clésio Gomes de Souza, SJ4, Lote 65, às 9 horas. O projeto contará com a participação e apoio técnico do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, SFA - Superintendência Federal da Agricultura, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, o engenheiro agrônomo José Américo Vasconcelos, o objetivo da produção integrada é a produção de frutas com qualidade e de forma econômica, respeitando o ambiente, a saúde do consumidor e o produtor, através da minimização do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta. “O processo conta ainda com o monitoramento dos procedimentos e a rastreabilidade de todo o processo produtivo, tornando-o economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo”, explica.

Segundo Vasconcelos, os produtores participantes do projeto serão orientados deste as a escolha da área de plantio, mudas, preparo do solo, plantio, irrigação, tratos culturais, uso de defensivos, adubação e colheita, e ainda o monitoramento sistemático da área. “Ao levar conhecimento técnico, temos como objetivo incentivar os produtores a investir mais em qualidade, para assim melhorar sua renda”, pontua o coordenador, acrescentando que devido ao aumento da produção e das exigências quanto à qualidade por parte do consumidor e até mesmo das indústrias, os produtores devem procurar elevar o padrão de qualidade, para garantirem uma boa comercialização obtendo maior lucratividade. (Ascom/Seagro)