Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Conselho Regional de Farmácia do Tocantins considera um retrocesso a resolução da Anvisa RDC nº 41, publicada na última esta sexta-feira, 27, no Diário Oficial na União que permite novamente que os medicamentos isentos de prescrição estejam ao alcance dos consumidores: como cosméticos e produtos dietéticos. Segundo a resolução os produtos devem ser organizados por princípio ativo, a fim de permitir sua fácil identificação.

De acordo com o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins é um retrocesso ao setor farmacêutico, pois coloca em risco a saúde da população.

Os medicamentos não podem ser tratados como uma simples mercadoria, segundo o CRF e estatísticas e interesses comerciais não devem ser mais importantes que os perigos que a população ficará exposta conclui a entidade.

Segundo a presidente do CRF/TO, Marttha Ramos,os argumentos utilizados pela Anvisanão sãoplausíveis,considerando um curto período de tempo para a análise dos resultados. “Esta resolução é um incentivo à cultura da automedicação e estimula o uso indiscriminado desses medicamentos’, diz a presidente.